Logo da beegin
seu portal de investimentos alternativos

Preencha seus dados para acessar o conteúdo!

Enviando seus dados, você também receberá por e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão.

Ao enviar, você estará concordando com os Termos de Uso e a Política de Privacidade da beegin.

dez 6, 2021
crowdfunding para pequenas empresas
Compartilhe

O pós-pandemia pode ser o momento ideal para os investidores explorarem uma oportunidade de investimento alternativo: o crowdfunding para pequenas empresas.

Um dos efeitos da pandemia foi o fechamento de um grande número de Pequena e Média Empresas (PMEs). Dados da PNAD Contínua do IBGE de setembro de 2021 apontam que quase 600 mil empresas fecharam as portas entre 2019 e 2021.

No entanto, a Covid-19 também teve outro impacto: ela impulsionou a renovação.Em outras palavras, a pandemia agiu como catalisador para que as pequenas empresas buscassem inovar, inclusive em seu modelo de negócios, e se tornassem mais eficientes e competitivas.

Diante desse segundo impacto, o investimento em pequenas e médias empresas tornou-se mais atrativo. E, o crowdfunding é uma modalidade que agrega vários benefícios para a realização desse investimento.

Porque investir em crowdfunding para pequenas empresas

As PMEs demonstraram, na pandemia, seu potencial para adaptação diante de extrema volatilidade. Esse é um dos principais motivos para investir em crowdfunding para pequenas empresas — mas não é o único. Confira!

Flexibilidade para adequação de modelo de negócio

As pequenas empresas são mais flexíveis para adequar seu modelo de negócio. Isso favorece suas chances de sucesso em um cenário no qual o mercado é volátil, dinâmico e requer adaptações “a toque de caixa”.

Em comparação com uma grande empresa, a pequena tem uma estrutura organizacional e operacional mais enxuta. Por isso, é viável realizar ajustes ou até pivotear o negócio com agilidade.

Essa flexibilidade torna os negócios de menor porte ainda mais propensos a alcançar um crescimento forte e rápido.

Enquanto as grandes empresas ainda estão lidando com suas burocracias internas, as pequenas empresas conseguem agir para capturar oportunidades no mercado e “surfar ondas” de demanda assim que elas surgem.

Contribuição para negócios que transformam a sociedade

Para muitos investidores, o propósito é tão importante quanto os resultados. O objetivo de um investimento não é apenas gerar o maior retorno possível, mas também promover uma transformação positiva na sociedade.

Quando falamos de pequenas empresas, os valores e a visão de futuro dos empreendedores ajudam a moldar a missão e visão do negócio. Esse é um dos possíveis fatores que contribuem para elas manterem o foco no propósito em todas as suas atividades. Além disso, favorece a governança corporativa.

Como investir em startups

Apoio a negócios sem crédito

Para uma pequena e média empresa, obter capital para financiar seu crescimento pode ser difícil. Muitas delas estão em uma faixa na qual elas são grandes demais para acessar linhas de crédito para microempresas, e ao mesmo tempo são pequenas demais para acessar o mercado de ações.

Por isso, mesmo com um expressivo potencial de crescimento, falta capital para acelerarem o seu crescimento. Assim, participar do crowdfunding para pequenas empresas é uma forma de apoiar esses negócios.

Vale a pena lembrar que as PMEs têm um papel fundamental para a economia do país. Por exemplo, de acordo com o Sebrae, no primeiro trimestre de 2021, elas foram responsáveis por 70% dos empregos gerados no país.

Mercado regulado pela CVM

Por um lado, o crowdfunding para pequenas empresas é um investimento regular, isto é, ele é devidamente regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio da Instrução CVM 588. Por outro, essa regulação apresenta uma tendência a ser bem mais flexível do que a aplicada para investimentos tradicionais.

Com esse método, sociedades empresárias com receita bruta de até R$ 5 milhões em balanço intermediário apurado entre 01/01/2020 e 30/06/2020, e sem registro como emissor de valores mobiliários na CVM, poderiam captar investimentos via Equity Crowdfunding.

Acesso simplificado a negócios com potencial de crescimento

Os motivos apresentados até aqui deixam bem claro a razão de investir em pequenas empresas. Ainda assim, permanece uma questão: por que a modalidade de crowdfunding — mais especificamente Equity Crowdfunding — é o caminho ideal para esse investimento?

Identificar boas oportunidades é um dos desafios enfrentados pelo investidor, inclusive quando ele deseja aplicar seu capital em negócios de menor porte. Com o crowdfunding para pequenas empresas, esse processo é simplificado.

Nas plataformas de crowdfunding de investimentos, existe um ambiente virtual onde os investidores podem ter acesso a uma variedade de negócios com potencial de crescimento.

As empresas precisam atender certos critérios para que seu cadastro seja autorizado. Ou seja, ocorre uma filtragem para trazer total segurança aos investidores que utilizam esse canal.

Além disso, as melhores plataformas de Equity Crowdfunding contam com equipes de curadoria que fazem seleções mais criteriosas dos negócios. Assim, o investidor tem contato apenas com aqueles que apresentam a relação risco-retorno mais atrativa.

Na plataforma beegin, uma equipe de curadoria formada por especialistas seleciona pequenas empresas com modelo de negócio testado e validado. Assim, é possível reduzir o risco do investimento.

Antes de começar a investir em crowdfunding para pequenas empresas, conheça todos os diferenciais da beegin e esteja pronto para investir com consciência e segurança!

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *