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set 15, 2021
mercado global de headphones
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A busca por uma melhor experiência de som, mais conforto acústico e melhor mobilidade está impulsionando o mercado global de headphones, headsets e earphones, dos diferentes perfis. De acordo com estudos da consultoria japonesa MarketWatch[1], a perspectiva é que este mercado cresça 6,3% ao ano de 2020 a 2026.

O avanço do trabalho remoto, a busca por monitoramento de saúde e a mobilidade são alguns dos fatores que estimulam este mercado. De acordo com o Gartner, os gastos com earphones aumentaram 124% em 2020, totalizando US$32,7 bilhões, e podem atingir US$39,2 bilhões em 2021[2]. Na avaliação da consultoria, esse crescimento pode ser atribuído em grande parte aos funcionários remotos que atualizam seus fones de ouvido para videochamadas e aos consumidores que compram fones de ouvido para usar com seus smartphones.

Outro fator de expansão deste mercado está sendo o crescimento da indústria da música, atrelada à expansão dos streamings disponíveis nos smartphones. Só o Spotify ampliou em 22% sua base de usuários ativos mensais, com 365 milhões de usuários em todo o mundo. A expectativa da plataforma é chegar ao final deste ano com 407 milhões de usuários.[3]

Além da expansão numérica, cresce também a busca por produtos que ofereçam uma melhor qualidade de som. De acordo com o NPD Group, consumidores de 18 a 35 anos estão dispostos a pagar até 17% mais por headphones que ofereçam uma melhor experiência[4]. A consultoria Research & Markets, por sua vez, aponta que os avanços das tecnologias “incentivam os usuários a investir em fones de ouvido sofisticados e de alta qualidade”[5].

Oportunidades de investimento no mercado de headphones

Um mercado com tal perspectiva de crescimento apresenta oportunidades para os investidores interessados. Mesmo no Brasil, um país dependente de importação de eletrônicos, há um parque industrial suficiente para suportar projetos neste mercado, e que representa 2% do PIB, de acordo com a Abinee[6].

Para avaliar uma oportunidade de investimento neste mercado, há alguns fatores relevantes a serem considerados:

Thomas Edison
  • Qualidade e tecnologia embarcada: os produtos precisam entregar uma experiência acima da média de som. Por isso, é importante considerar se a tecnologia embarcada está em linha com as tendências globais de consumo;
  • Conexão com a indústria musical: em um país com um produção musical relevante, quem desenvolve e fornece produtos para os profissionais das gravadoras e equipes de músicos têm maior potencial de escalabilidade. Além disso, o elevado grau de exigência desses profissionais funciona como um endosso da qualidade do produto;
  • Capacidade de produção de hardware: este é um mercado de dispositivos, então a produção é estratégica. É crucial que a empresa detenha um processo de qualidade capaz de suportar a escalabilidade da produção mantendo o patamar de experiência do usuário.

Por fim, é importante destacar que a indústria de headphones é um típico mercado em transformação, mas em escala global. Por isso, projetos deste segmento podem inclusive escalar para o mercado internacional, mesmo considerando o elevado grau de competitividade dos players internacionais.

Referências

[1] MARKETWATCH. Headphones Market: Global Industry Analysis, Trends, Market Size, and Forecasts up to 2026. 30 de agosto de 2021. Disponível em https://www.marketwatch.com/press-release/headphones-market-global-industry-analysis-trends-market-size-and-forecasts-up-to-2026-2021-08-30?tesla=y Acessado em 9 de setembro de 2021.

[2] GARTNER. Gartner Forecasts Global Spending on Wearable Devices to Total $81.5 Billion in 2021. 12 de janeiro de 2021. Disponível em https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2021-01-11-gartner-forecasts-global-spending-on-wearable-devices-to-total-81-5-billion-in-2021. Acessado em 9 de setembro de 2021.

[3] SPOTIFY. Spotify Technology S.A. Announces Financial Results for Second Quarter 2021. 28 de julho de 2021. Disponível em https://investors.spotify.com/financials/press-release-details/2021/Spotify-Technology-S.A.-Announces-Financial-Results-for-Second-Quarter-2021/default.aspx Acessado em 9 de setembro de 2021.

[4] NPD GROUP. Online Consumer Technology Shopping Continues to Grow, But Who’s Spending the Most on Some of the Industry’s Major Categories. 12 de julho de 2019. Disponível em https://www.npd.com/news/press-releases/2019/online-consumer-technology-shopping-continues-to-grow-but-whos-spending-the-most-on-some-of-the-industrys-major-categories/ Acessado em 9 de setembro de 2021.

[5] RESEARCH & MARKETS. Earphones and Headphones Market – Global Outlook and Forecast 2021-2026. Abril de 2021. Disponível em https://www.researchandmarkets.com/reports/5311280/earphones-and-headphones-market-global-outlook Acessado em 9 de setembro de 2021.

[6] ABINEE. Desempenho do Setor. Março de 2021. Disponível em http://www.abinee.org.br/abinee/decon/decon15.htm Acessado em 9 de setembro de 2021

Por Luís Henrique Almeida

Sócio e Head de Análise do Grupo Solum, responsável pela análise dos investimentos em empresas. Conta com mais de 15 anos de experiência profissional em Private Equity, Venture Capital, M&A Advisory e Consultoria Estratégica. Trajetória internacional, com trabalhos em diferentes setores no Brasil, Inglaterra, Itália, México e Guatemala. Bacharel em Administração de Empresas (FGV-EAESP), Educação Executiva (Insper) e Extensão (Barcelona).

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